sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Taquaruçu de Cima

No feriadasso prolongado saí de Curitiba rumo ao interior do interior de Santa Catarina, uma terra bem longe de Floripa e de qualquer uma das belas praias catarinenses chamada Taquaruçu de Cima (sim, existe a 'de baixo'). Depois de mais ou menos 400 km de viagem, passando por três ou quatro rodovias diferentes, eu ainda não tinha chegado. Mais 30 km de estrada de terra me aguardavam. Tadinho do carro; tinha tomado banho semana passada. O clima seco daqui predominava por lá também; ou seja, muuuuita poeira. Mas tudo isso vale a pena; chegando lá é impossível querer ir embora. Não se ouve barulho de carro, não existe poluição. Há apenas o cantar dos galos às seis da matina e o cheiro fresco do orvalho sobre a terra.

O Taquaruçu é uma terra linda, cheia de araucárias (infelizmente antes muito mais do que agora), matas nativas, plantações, riachos e colinas. A Cidade Santa do Taquaruçu, como os mais acalorados a aclamam, foi o palco central da Guerra do Contestado. Hoje a comunidade é formada por agricultores e desdendentes de caboclos. Vale a pena uma visita ao Museu do Jagunço, idealizado pelo Seu Pedro Felisbino (meu sogro), que guarda a memória da guerra sangrenta.

Dias como esses são preciosos; muita prosa boa, passeios pela mata, comida farta o tempo todo, muito tempo pra ler e refletir. Como eu já disse uma vez no Fotolog: lá o dia parece ter muito mais que vinte e quatro horas.


Sítio do Seu Pedro (na parte inferior da foto) e arredores


Museu do Jagunço


Esse é o Peteleco

E esse é o Fox, cão super companheiro


Calêndula do jardim da Dona Lora



Olha só o carro; parece que saí de um rali

7 comentários:

  1. Nossa que lugar lindo! A Eliane deve ter passado bons momentos na infância!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia conhecer um pouco da terra da Ane, que tantas vezes imaginei como seria... E que lugar maravilhoso pra passar um feriadão! Que delícia!
    Obrigada por compartilhar as fotos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa...
    Olhando essas fotos lembro das histórias que a Ane contava, aí automaticamente me transporto pra esse lugar lindooooo! Não dá vontade nenhuma de voltar, né?! =)

    Beijo!

    P.S: Legal ter mais um blogueiro agora!

    ResponderExcluir
  4. kkkkk...como diz minha irmã, tudo fica mais bonito nas fotos do Rapha.

    ResponderExcluir
  5. raphael, parabéns, tuas imagens são estonteantes! me perdi observando os contrastes e as cores... lindo mesmo :)

    ResponderExcluir
  6. Ah, esqueci de dizer, eu quero o Fox pra mim! Como é que eu faço, com quem eu falo, pra quem eu peço?
    hihi

    ResponderExcluir
  7. Rapaha..
    Que lindas as fotos...
    Como diria um amigo meu que viu tuas fotos " Teu cunhado devia ser Designer"...

    hehehe

    ResponderExcluir