quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Brincando na terra!


Por uma infância muito mais divertida!

O fenômeno da expansão das cidades desde a Revolução Industrial, o êxodo rural e, mais recentemente, a formação de uma sociedade high-tech trouxeram consigo uma consequência meio desastrosa: as crianças não pisam mais no chão; tem nojo de brincar na terra.


Sou da opinião de que criança feliz é criança que experimenta, que brinca livremente. É claro, cuidados são necessários, mas as nossas crianças estão envoltas em cuidados demasiadamente exagerados! Estamos formando pessoas que, no futuro, serão neuróticas por limpeza, alérgicas a quase tudo, imunologicamente deficitárias. Tudo porque não "experimentaram".

Além disso, precisamos de mais pessoas criativas nesse mundo. O "brincar" e o "experimentar" exercitam a imaginação e vão ativando conexões neuronais que só ganham força se exercitadas. Ou seja, criatividade vem do berço, e cabe a nós, pais, estimular nossos pequenos super-heróis a decifrar enigmas, andar descalços, interpretar histórias, gargalhar, cantar, pular e bagunçar muito, mas muito mesmo!

E é assim que estou tentando educar a Lorena. É por isso que ela já entrou em cachoeira de água gelada, já mergulhou comigo no rio, já levou caldo de onda na praia e... já brincou na terra!

Lorena na Costa da Lagoa

Lorena no galinheiro

3 comentários: