segunda-feira, 7 de novembro de 2011

4° LIDE – linguagem, informação, design editorial





Neste sábado (dia 5), estive em São Paulo participando do Lide (http://weblide.org), que, nesta quarta edição, se consolidou como o maior encontro de design editorial do Brasil. Grandes nomes da área, tanto nacionais quanto internacionais, estavam lá. Algumas palestras foram demais, outras nem tanto. Vou falar do que mais valeu a pena (no meu ponto de vista, é claro):




> Crystiam Cruz (@crystiancruz), type designer especializado em design editorial cross-media, apresentou o design da versão brasileira da revista GQ, projetada para o meio impresso e também para iPad. As produções fotográficas das matérias me chamaram atenção.




> Javier Errea (erreacomunicacion.com), jornalista e diretor do estúdio de design e comunicação Errea Comunicación, sediado em Pamplona, Espanha, apresentou um pouco de seu trabalho, que se resume a nada mais nada menos do que o projeto gráfico para 75 jornais, suplementos, revistas e sites do mundo todo. Dele foi a palestra mais controversa, a começar pelo título (Eu não confio em designers). Segundo ele, o grande problema dos designers é não se envolver com o meio em que atuam. Ou seja, o para se trabalhar com o design de um jornal, revista ou livro, é necessário ler jornais, ler revistas e ler livros. Grande verdade!










Gabriel Gianordoli (@gianordoli), designer e infografista da revista Época Negócios e Jorge Oliveira (@jorgeolv), designer da Superinteressante, apresentaram um panorama do que há de melhor em publicações de periódicos para iPad. 







Alberto Cairo (@albertocairo), diretor de infografia e multimídia da revista Época, falou sobre o erro que é colocar a arte à frente da informação na criação de infográficos. 



Após o evento, tive a oportunidade de conversar com alguns dos organizadores do evento. É muito bacana a sinergia que os profissionais de Sampa de diferentes empresas tem, a ponto de organizar um evento desse porte com extremo profissionalismo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário