sábado, 22 de janeiro de 2011

Punta Carretas e Punta Del Este

Antes das praias...

No nosso terceiro dia em Montevidéu, fiz questão de conhecer o Estádio Centenário, construído especialmente para a Copa do Mundo de 1930, na qual o Uruguai foi campeão. Dizia a minha esposa que todos os estádios são iguais: todos tem um monte de cadeirinhas com um campo gramado no meio. Eu estava esperando ver uma construção grandiosa (como muitas que vi no Uruguai), mas não é que a Ane tinha razão? Tamanha foi a minha decepção com o Centenário, que não vou postar foto alguma dele...


Punta Carretas

Do estádio pegamos um ônibus (baratinho, em torno de R$ 1,70) e fomos até Punta Carretas, uma praia dentro de Montevidéu.



O lugar é muito bonito; há um calçadão ótimo para caminhadas que acompanha toda a orla.









Fomos para lá imaginando em comer um peixinho na beira do mar (manias de brasileiro...). Porém, andamos quilômetros pelo calçadão e não avistamos nem sequer uma barraca para comprar água. Só depois descobrimos que os restaurantes ficavam nas ruas secundárias. E adivinhe: lá também tinha uma filial do La Passiva. Já que peixe era um artigo raro, resolvemos experimentar o hambúrguer local, que dá um banho nos hambúrgueres brazucas.

Para completar nossa tarde, fomos presenteados com um belíssimo pôr-do-sol. No pier, cantamos e oramos a Deus.






Punta Del Este

Ao planejar a viagem, havíamos decidido passar dois dias em Punta Del Este, mas o preço exorbitante dos hotéis devido à alta temporada fez a gente mudar de ideia. Resultado: estendemos a estadia no nosso bom e velho hotel em Montevidéu e, no quarto dia, fizemos um bate-e-volta até a mais requintada e badalada praia do Uruguai, famosa também pelo luxo e pelos cassinos. A viagem de Montevidéu até lá é bem rápida (em torno de uma hora e meia), barata (30 reais ida e volta) e há ônibus durante todo o dia.

Se você fizer uma busca rápida no Google por "Punta Del Este", com certeza irá encontrar os dedões enterrados na areia da foto abaixo. Ao vivo, eles não são assim tão atraentes (pelo menos não para quem acabou de se maravilhar com os monumentos de Montevidéu), mas valiam uma foto.



O dia, quente e de muito sol, estava bem convidativo para um banho de mar, mas a água era tão gelada que chegamos a ficar desconfiados que um iceberg havia derretido ali por perto.



Depois de passar o dia por lá, quase decidimos largar tudo no Brasil e abrirmos uma barraquinha de comida em Punta. Seria uma grande oportunidade de negócio. Isso porque não se acha comida na praia. Sabe o que aqui no Brasil chamamos de farofeiros? Então, todas as família por lá, ao irem para a praia, levam consigo um grande isopor a tira-colo. Dali de dentro saem salgadinhos, maçãs, refrigerantes e até milho verde.




A viagem não termina aqui. Veja ainda nos próximos posts: Balneário Santa Ana, Colônia de Sacramento e Buenos Aires.

Mais fotos no meu flickr. Para acessar clique aqui.

2 comentários:

  1. Sensacional... e o que é aquele por-do-sol... maravilhoso presente de Deus né...

    Ps sobre o Estádio Centenário: nós mulheres merecemos um pouco mais de respeito... pois muitas podemos não entender de futebol.. mas estrutura e visitantes de um estádio... ahhh isso sim.. estou com a Ane e não abro...

    Abraço aos meus queridos!

    ResponderExcluir
  2. Rapha a segunda foto está DIVINA, muito bacana mesmo.
    Eu que gosto de urbanismo misturado com a natureza, pra mim está perfeita
    Parabéns!

    ResponderExcluir