segunda-feira, 29 de novembro de 2010

No silêncio da madrugada



É noite
O mar, à frente, se esconde

A lua não apareceu
Há nuvens no céu
E a brisa toca o meu rosto

Sob o romantismo das luzes amarelas
No silêncio da madrugada
A noite me convida para dançar

A paz de Deus inunda o meu peito
Sua beleza se manifesta
Mesmo em uma noite nada estrelada


SOBRE A FOTO

O lugar: Mês de julho, inverno... e eu estava em Guaratuba. O mar gelado e o vento cortante não me desanimaram. Gosto de conhecer lugares em épocas de pouco movimento. Gosto de ouvir o sussuro do mar. Em Guaratuba, no inverno, não há carro com som alto nem as grandes festas ou shows característicos do verão.

A composição e a técnica: Gosto também de fotos noturnas, de explorar a magia das longas exposições. Ao invés de centésimos de segundo, são 20 ou 30 segundos capturados em uma única foto.
É muito importante pensar em como compor os elementos em uma foto desse tipo. Aliás, ao fazer uma foto com longa exposição, normalmente há tempo para pensar, olhar, analisar, medir, testar... Bem, a composição dessa imagem utiliza dois planos muito bem definidos: as folhas à frente, que se transformaram em uma espécie de moldura ornamental, e as pilastras ao fundo, que formam uma linha horizontal que dá a base de sustentação da imagem. O tripé, nesse caso, foi fundamental. Além de cumprir a função de não deixar a câmera tremer durante a exposição, ele me possibilitou utilizar uma abertura de diafragma bastante reduzida, o que fez com que ambos os planos da imagem ficassem focados.

Um comentário:

  1. Linda foto, Rapha!
    Mas isso não é novidade... rs
    Saudade de vocês!
    Mande beijinhos pras suas meninas... =)

    Beijo!

    ResponderExcluir