domingo, 10 de outubro de 2010

Bocaiúva do Sul

Um post dedicado à Dona Zeca!

Hoje tenho fotos fresquinhas. O dia amanheceu sorrindo, mas se mostrou emburrado logo às 9h da manhã, o que não me desanimou em nada a sair rumo a Bocaiúva do Sul, cidadezinha de 10 mil habitantes que faz parte da região metropolitana de Curitiba, um ótimo lugar para quem, como eu, precisa de sossego e de estar perto da natureza. E o melhor, tudo isso muito próximo de casa. São 35 quilômetros de Curitiba até lá. Uma ótima pedida para viajar gastando pouco.



O caminho é deslumbrante. A BR-476 (Rodovia José Richa) segue contornando uma cadeia de montanhas, muitas com natureza intocada e sem sinal de um ser humano sequer por perto. Em alguns momentos parecia estar em uma estrada deserta. Viajava sem pressa, passando pelas muitas curvas sinuosas da estrada a uma média de 40 quilômetros por hora, até que parei em uma barraca na beira da rodovia para tomar um caldo de cana fresquinho.

O capricho com a limpeza e a organização do lugar me impressionaram. O dono da baraca me falava sobre as conspirações da Coca-Cola para industrializar o caldo da cana. Então, de repente, esquilos! Sim, esquilos apareceram, como se já fosse totalmente normal a preseça deles ali. Eu fiquei com cara de turista bobo. Enquanto eu batia fotos deles (bem de pertinho), eles ficavam me observando e, calmamente, comiam o coco que já estava preparado ali para eles.





Mais tarde, já no perímetro urbano (como costumam dizer as placas), bateu a fome. E foi aí que conheci a Dona Zeca, uma senhora muito simpática, das mais tradicionais moradoras de lá e dona do restaurante Broto. De fora, a aparência do lugar me chamou a atenção; uma casa grande, de madeira, varanda com plantas... enfim, aquela carinha de casa de vó. Lá dentro, toalhas xadrez, chão de assoalho (segundo a Dona Zeca, tem gente que vai lá só porque adora o assoalho) e comida boa: arroz, feijão, bisteca, ovo, macarrão... O restaurante da Dona Hermínia (Dona Zeca é como lhe chamam; Hermínia é o nome verdadeiro) já serviu até como ponto de parada dos ônibus, quando ainda não existia rodoviária na cidade. Nesse tempo, ainda sem o asfalto, levava-se uma hora e meia no trajeto até Curitiba. Com 80 anos comemorados recentemente, a Dona Zeca ainda trabalha em plena forma; diz ela que ainda não começou a colocar açúcar no feijão, rs.







Após uma rápida visita à igreja matriz da cidade (que tem um estilo arquitetônico peculiar e é cercada por grades), peguei novamente a estrada rumo à próxima cidade, Tunas do Paraná, mais especificamente ao Parque Estadual da Lancinha. Mas cheguei lá muito tarde, o atendimento ao público era somente até às 16h. O frio e a chuvinha que começava a cair me motivaram a dar meia volta. O parque vai ficar para uma próxima...





Interessante que, ao chegar em casa, vi algumas notícias sobre o intenso movimento nas estradas e sobre grandes congestionamentos devido ao feriado. Quase sem querer, me afastei de tudo isso hoje. A região de Bocaiúva do Sul é riquíssima em belezas naturais, mas ainda não tem um apelo turístico forte (como Quatro Barras, por exemplo). Enfim, é um lugar a ser ainda descoberto.

Nota 1: A Dona Zeca não me deixou fotografá-la, saiu correndo quando cheguei perto dela com a câmera (ora, não estava arrumada, rs).

Nota 2: Veja mais fotos da minha viagem até Bocaiúva so Sul no meu flickr: http://www.flickr.com/photos/raphaelbernadelli/sets/72157625012622213/

3 comentários:

  1. completando: D. zeca nao se intimida em mostrar a cozinha, "um brinco', tudo areado e brilhando.

    10 para limpeza; 10 para atendimento e simpatia (nao estou conseguindo comer feijao, carne, comida normal, entao, trouxeram um sanduba de pao caseiro, mas nem cobraram, porque nao estava no cardapio). Nem acreditei.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de passeio, hein?

    E adorei a foto do esquilo comendo coco! Nunca pensei que esquilos gostassem de coco! Esquilos são tão europeus, e coco é tão tropical...

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de lugar!
    Incrível... morei tanto tempo em Curitiba e não conheço Bocaiúva do Sul...
    Quem sabe não incluo no roteiro da próxima visita ao Brasil???
    Nem preciso dizer que as fotos estão demais, né Rapha???rs

    Beijo!

    ResponderExcluir